terça-feira, 28 de outubro de 2014

Figuras de Sintaxe




Exercício de Língua Portuguesa


Aponte as figuras de linguagem presentes nos trechos abaixo:


01. "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo".
a) metáfora b) hipérbole c) antítese d) anáfora


02 . “Você ri da minha roupa/ Você ri do meu cabelo/ Você ri da minha pele/ Você ri do meu sorriso. (Sandra de Sá).
a) metáfora b) anáfora c) eufemismo d) metonímia


03. “... a natureza parece estar chorando..”
a)antítese b) polissindeto c) ironia d) personificação


04. “Naquela terrível luta, muitos adormeceram para sempre.”
a) anacoluto b) eufemismo c) prosopopeia d) pleonasmo

05. Aquele pudim ficava me olhando e suplicando: “coma-me, coma-me...”
a) Prosopopeia b) catacrese c) metonímia d) gradação


06. Apesar dos esforços, o país ainda continua analfabeto.
a) antonomásia b) metonímia c) metáfora d) comparação


07. "E brinquei, e dancei e fui vestido de rei..."
a) hipérbole b) anacoluto c) zeugma d) polissíndeto


08. Enumere as frases, classificando as figuras de construção.
(1) hipérbato (2) pleonasmo (3) zeugma (4) elipse


( ) Precisamos refazer o trabalho tudo de novo
( ) Ele gosta de moto; eu, de carro.
( ) “Ouviram do Ipiranga as margem plácidas de um povo heroico o brado retumbante”
( ) Estudamos muito para a prova.

09. “Trabalha, e teima, e sofre e luta!”
a) polisíndeto b) assíndeto c) elipse d) zeugma

10. “Trabalha, teima, sofre, luta.”
a) zeugma b) assíndeto c) anacoluto d) elipse




GABARITO

1-C
2-B
3-D
4-A
5-A
6-B
7-D
8-   2 /3/1/4
9- A
10-B

5 comentários: